Lógica das SP padronizadas de Apuração de Recebimentos e Estornos

Contextualizando

A apuração de recebimentos, estorno de comissão sobre títulos não pagos, e o eventual recebimento de título previamente estornado são reflexos da apuração sobre faturamento. Mesmo que a empresa não pague comissão no faturamento, deveremos executar a apuração de notas fiscais para que valores como frete, outros descontos, e reduções de base sejam calculados, e posteriormente rateados proporcionalmente entre os títulos, e então rateados proporcionalmente entre as baixas.

Então logo após a apuração de recebimentos e títulos deverá disparar a SP padronizada de apuração de notas fiscais para que encontre as notas dos títulos e das baixas, e inclua na apuração de notas com a flag VISIVEL = 0. Desta forma a apuração será feita e calculada, mas não será apresentada nas notas do relatório padronizado de comissões. Caso a empresa pague comissão sobre o faturamento, a nota já constará na apuração, e as apurações de recebimentos e estorno de títulos não pagos usarão essas notas já encontradas.

O rateio proporcional entre os títulos e baixas utilizará a apuração de notas fiscais, seja da apuração atual, ou de apurações anteriores. Isso porque as baixas podem ocorrer nos meses posteriores ao faturamento, assim como o estorno de comissão sobre título não pago. Na ocasião da apuração as notas do mês serão apuradas, mesmo que não tenham reflexo imediato em recebimentos ou estornos, e manterão armazenados os percentuais de comissão sobre recebimento e estorno de título não pago com objetivos históricos, de forma que mudanças recentes na política de comissões não influenciem nas apurações anteriores.

Critérios

A apuração de recebimentos, estornos de recebimentos, estorno de comissão por título não pago, e recebimento de comissão estornada de título não pago deverá respeitar as flags RECEBIMENTO, ESTORNO_TITULO e RECEBIMENTO_ESTORNADO da tabela ACERTO_COMISSAO, que por sua vez foram preenchidas com base nas flags da pessoa alvo da comissão.

Caso a flag ESTORNO_TITULO esteja desmarcada, a SP padronizada finalizará sem incluir nenhum dado na tabela ACERTO_COMISSAO_ESTORNO_TITULO. Caso as flags RECEBIMENTO e RECEBIMENTO_ESTORNADO estejam desmarcadas, a SP padronizada finalizará sem incluir nenhum dado na tabela ACERTO_COMISSAO_RECEBIMENTO.

As apurações padronizadas sobre recebimentos e estornos também respeitarão os campos PERCENTUAL_RECEBIMENTO e PERCENTUAL_ESTORNO da apuração das notas fiscais. Esses percentuais padrão serão preenchidos nos recebimentos, estornos, e recebimentos de estornos. Se estiverem nulos, deverá ser preenchido através de SP personalizada, podendo ter a finalização dos cálculos concluída através das SPs padronizadas COMISSAO_FINALIZAR_RECEBIMENTO e COMISSAO_FINALIZAR_ESTORNO_TITULO.

Apuração das Notas Fiscais

Após apurados os recebimentos (e estornos de recebimentos, e recebimentos de comissão estornada por título não pago), e apurados os estornos de comissão por título não pago, deveremos disparar a SP padronizada de apuração das notas fiscais. Na apuração padronizada de notas fiscais, caso a flag de faturamento esteja desativada, mas se alguma das flags de recebimento ou estorno de título estiver marcada, a SP buscará as notas fiscais desses registros de apuração e irá incluir na apuração de notas fiscais, desde que nunca tenham entrado em apuração de notas fiscal anterior (para a mesma pessoa e tipo de pessoa). Ao incluir as notas fiscais, a SP padronizada busca da tabela ACERTO_COMISSAO os ampos PERCENTUAL_RECEBIMENTO e PERCENTUAL_ESTORNO, e armazena no registro de apuração da nota.

Encontradas as notas fiscais, deverá fazer os cálculos específicos que descontam frete, reduzem base, etc, finalizando o cálculo de comissão das notas fiscais. Caso a empresa não pague comissão sobre faturamento, os campos PERCENTUAL e VALOR_COMISSAO da apuração de nota fiscal serão ignorados no processo,.eE como são ignorados, não importa se estão ou não preenchidos, podendo permanecer nulos.

Distribuição do Rateio

Finalizados os cálculos de apuração das notas fiscais a SP padronizada de rateio COMISSAO_RATEAR_RECEBIMENTO_ESTORNO deverá ser disparada para que os valores constantes na apuração das notas fiscais sejam distribuídos e rateados entre as apurações de estorno de comissão dos títulos não pagos, e na apuração dos recebimentos. Essa SP identifica as notas fiscais originais dessas duas apurações, e busca inclusive nas apurações anteriores os valores das notas fiscais para que possa ratear.

Criada a tabela temporária das notas fiscais dos títulos envolvidos (sejam títulos que terão comissão estornada, ou títulos de recebimentos a apurar), deverá montar outra tabela temporária, com todos os títulos dessas notas, de forma a calcular o rateio proporcional dos valores das notas entre os títulos, ajustando erros de arredondamento ao final no último título.

Após deverá montar outra tabela temporária, com todas as baixas de todos os títulos que estão sendo recebidos, e calcular o rateio proporcional daquela baixa, ajustando erros de rateio no último recebimento.

Exemplo

Apuração de uma baixa parcial de 300, de um título de 500, de uma NF de 1000. Deverá encontrar os dois títulos da NF, de forma a ratear frete, outros descontos, redução de base, base reduzida, distribuindo 50% para cada título. Havendo algum erro de arredondamento este deverá ser alocado no último título (última parcela/vencimento futuro). Calcular então o rateio dos valores deste título para a baixa parcial de 300, distribuindo 60% dos valores do título para a baixa, para calcular o valor da comissão usando a base de cálculo proporcional à baixa.

Num próximo acerto, na baixa de liquidação do título, do saldo de R$ 200,00, essa mesma tabela deve ser montada, encontrando os dois títulos da NF de 1000, calculando a proporção entre si, ajustando erro de arredondamento no último título, buscando todas as baixas do título, calculando a proporção de cada (60% na primeira baixa, 40% na segunda baixa), e ajustando erros de arredondamento neste último recebimento.

Alguma dúvida?
Abrir chamado