Lógica da SP padronizada de Apuração de Recebimentos
A contextualização da apuração de comissão sobre recebimentos pode ser encontrada neste artigo clicando aqui.
Critérios
A busca de recebimentos deverá respeitar as flags RECEBIMENTO e RECEBIMENTO_ESTORNADO da tabela ACERTO_COMISSAO, que por sua vez foram preenchidas com base nas flags da pessoa alvo da comissão. Caso ambas estejam desmarcadas, a SP padronizada finalizará sem incluir nenhum dado na tabela ACERTO_COMISSAO_RECEBIMENTO.
A apuração padronizada sobre recebimentos também respeitará os campos PERCENTUAL_RECEBIMENTO e PERCENTUAL_ESTORNO da apuração das notas fiscais. Esses percentuais padrão serão preenchidos nos recebimentos, estornos, e recebimentos de estornos. Se estiverem nulos, deverá ser preenchido através de SP personalizada, podendo ter a finalização dos cálculos concluída através da SP padronizada COMISSAO_FINALIZAR_RECEBIMENTO.
Apuração dos Recebimentos
A SP de apuração COMISSAO_APURAR_RECEBIMENTO buscará as baixas referente ao período da apuração pela data de conciliação. Deverá juntar com a tabela de títulos para filtrar os campos abaixo de acordo com o tipo da pessoa, usando o Id da pessoa informada no registro da tabela de apuração:
- Tipo R (Representante) = PESSOA_ID_REPRESENTANTE
- Tipo V (Vendedor) = PESSOA_ID_VENDEDOR
- Tipo G (Guia) = PESSOA_ID_GUIA
- Qualquer outro tipo = PESSOA_ID
Simplesmente respeitando este filtro, tanto recebimentos normais, como de títulos com comissão estornada serão apurados. Assim como entrarão na apuração os restornos de recebimento, pois os mesmos contém vínculo com o título, e devem de fato entrar na apuração com valor negativo.
Então a apuração deve ser preenchida com valor positivo nas ocasiões de recebimento, também valor positivo no recebimento de título com comissão estornada (quando configurado para tal, e neste caso preenchendo o campo ESTORNO_TITULO = 1), e deverá ter valor negativo nas situações de estorno de recebimento, que podem ocorrer devido a estorno em conta corrente, etc, e neste caso preenchendo o campo ESTORNO = 1.
Recebimento de Comissão Estornada por Título não Pago
Apurados os recebimentos, a SP padronizada tentará encontrar nas apurações anteriores ACERTO_COMISSAO_ESTORNO_TITULO registros dos títulos dos recebimentos apurados, e identificando que o título sofreu estorno, puxa o percentual de comissão daquele estorno para a apuração do recebimento, além de ajustar a flag ESTORNO_TITULO = 1. Desta forma o valor da comissão que será pago no recebimento do título que sofreu estorno, será o mesmo valor da comissão estornada, se o recebimentos estiver liquidando o título. De qualquer forma, se for baixa parcial, o valor de comissão recebido será proporcional ao valor estornado.
Identificado os recebimentos que tratam de título com comissão estornada, caso a flag RECEBIMENTO_ESTORNADO do ACERTO_COMISSAO estiver desmarcada, esses mesmos registros serão excluídos da apuração de recebimentos, visto que a empresa não paga comissão sobre recebimento de título com comissão estornada. Um exemplo disso é quando a empresa se utiliza de cobrança terceirizada que cobra um percentual pela cobrança. E como um percentual está sendo cobrado, este acaba não sendo pago ao representante/vendedor/guia.