CRM (Relacionamento com o Cliente)

Inicialmente, devemos compreender que o "Customer Relationship Manager - CRM" é o Relacionamento com o Cliente, o que pode ser traduzido no contato e gerenciamento da relação que você empresário tem com seus antigos, atuais e potenciais clientes. 

 

Desta forma, deve-se destacar que a mantença de seus clientes também deve ser vista como atitude essencial, pensamento que se alinha com a frase de Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”, sabendo disso, o acompanhamento realizado junto a sua base de clientes atuais se mostra fundamental para que ele continue com sua empresa, visto que um cliente fiel pode lhe gerar receita de forma mais rápida do que "leads", devendo assim o CRM ser usado também como instrumento de verificação de satisfação no pós-vendas.

 

Lembre-se, um cliente fidelizado além de continuar lhe gerando receita, ainda é responsável por um marketing boca-a-boca, o qual pode lhe trazer novos "leads" e aumentar exponencialmente suas vendas!

 

Contudo, não deve-se deixar de lado seus "leads", e neste sentido o CRM também irá contribuir ao registrar sugestões dos potenciais clientes, negociações avançadas, contatos solicitados e adequeações de negócio que se mostrem recorrentes entre eles, para que de forma sistemática a sua empresa se adeque para poder vender mais.

 

Considerando o já disposto, confirma-se que o gerenciamento da sua relação com o cliente, deve  ser feito por meio de ferramentas que lhe deem dados sobre estes, onde você poderá registrar os contatos realizados, informações sobre negociações e possíveis causas de não realização de negócios, bem como agendar compromissos para que estes não "passem em branco" e não perca clientes por falta de contato.

 

Por fim, também é importante monitorar por meio mecanismos ágeis a localização de seus clientes, a venda de produtos por região e possíveis clientes que deixaram de adquirir seus produtos nos últimos tempos.

 

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