Perguntas sobre Processos da Qualidade/Teste

Esse artigo foi desenvolvido com o intuito de auxiliar os colaboradores do departamento de qualidade, promovendo o entendimento sobre os principais processos a serem realizados e também dúvidas frequentes do cotidiano. 

 

 1. Quando ou em qual situação deve-se gerar uma nova versão Trunk? 

  • Quando o programador libera uma revisão/teste/ para o setor do teste conferir a correção/rotina.  Não sabe como fazer? Acesse esse link e acompanhe o vídeo.

 

2. Quando deve ser submetido correção para a versão oficial teste?

  • Após efetuar o teste de uma tarefa liberada, e confirmar que a correção foi aplicada e está funcionando em versão Trunk. Assim submete a correção para a versão Oficial de Teste. Não sabe como fazer? Acesse esse link e acompanhe o vídeo.

 

3. Quando ou em qual situação é liberado uma versão? LINK

  • A cada correção confirmada em Trunk e Oficial.
  • Aqui entra uma situação, trabalhamos com versões e releases, exemplo liberamos a versão 136 no dia 06/10/21, a partir daí liberamos as releases com as correções dela, exemplo 136a e sucessivamente.
  • A cada liberação de versão efetuamos os Teste Regressivos, para dar uma geral nas rotinas e conferir se nenhum das correções liberadas causou problemas em rotinas que já são padrões do sistema e que não podem apresentar erros.

 

4.Quando ou em qual situação deve-se restaurar uma base do cliente? 

  • Quando há necessidade de se ter uma base atualizada do cliente para montar algum cenário ou fazer algum teste.
  • Para pegarmos o backup atualizado do cliente, usamos o sistema de gerenciamento de backups do Vexta, o AWS. Caso o cliente esteja com seu backup em dia neste sistema, é necessário baixar o backup daqui. Mas se o cliente não tem backup atualizado no AWS, é necessário conectar no servidor de base deste e efetuar o backup manualmente, lembrando que esse backup é feito quando cliente não está usando o sistema, dessa forma é preciso analisar o melhor momento para fazer isso. Não sabe como fazer? Acesse esse link e acompanhe o vídeo. 

 

5. Como acessar o ftp? LINK 

  • Nosso ftp é o ftp://suporte.vexta.com.br, que deve ser acessado pelo Explorador de Arquivos do seu computador.
  • Existem 5 usuários para acesso:
    • Usuário 'publico' com senha 'publico' para pegar programas uteis, versões...
    • Usuário 'web' com senha 'iweb' para pegar backup dos clientes, e dos representantes (app do representante) e da Sacoleira (programa para representantes que trabalham com praças- Exemplos: Usamais/Hl).
    • Usuário 'lixo' com senha 'lixo', para uso pessoal. 
    • Usuário "videos" com senha "V1d3u$", criado para colocar vídeos de processos, muito utilizados pelo setor de qualidade/teste.
    • Usuário "vexta" com senha "V3xt@Tvd0", com acesso a algumas pastas, como por exemplo backup de alguns clientes.

 

6. Configurar para acessar base (config.ini, compararDB.exe)

  • Para poder testar determinada rotina do cliente, é necessário configurar a base deste cliente em sua máquina. 
  • Nesse vídeo, você aprenderá como fazer isso. 
  • Caso seja necessário uma base atualizada para fazer este teste, verifique o tópico 4.

 

Alguma dúvida?
Abrir chamado