Instalando Cupom Fiscal (IBS PAF WS)

Artigo que aborda a instalação de cupom fiscal da Vexta, IBS PAF WS. 

 

Primeiros passos:

  • Para clientes de Santa Catarina, onde o uso da ECF está vigente, deve-se solicitar ao cliente o termo de autorização de uso da impressora ECF. 
  • Enviar para o setor financeiro da IBS, os dados cadastrais do cliente, juntamente do termo de autorização de uso da ECF, se for o caso, para que seja feita a vinculação da ECF a empresa fornecedora do sistema PAF-ECF na SEFAZ-SC.
  • Para clientes que utilizam SAT (SP) ou MFE (CE), deve-se certificar que aparelho esteja ativo para que seja feita a vinculação entre o aparelho, cliente e a software house (IBS). Em caso de dúvidas para fazer a ativação, solicite apoio para a IBS com Marcelo Steinhauser (Suporte) ou Francisco (Programação)

     

Ao enviar os dados para IBS, o setor financeiro então irá retornar um código de cliente o qual deve ser utilizado para liberar a licença do PAF.

 

Pré-requisitos

Como pré-requisitos do IBS PAF, é necessário instalar o Firebird 2.5.x e o IBExpert. Podem ser baixados do site da IBS, na seção de downloads, clicando aqui.

 

Também é necessário cadastrar o aparelho emissor (seja ECF, SAT ou MFE), no ERP, e também gerar uma chave de integração para o mesmo.

Instalação

Todos os arquivos necessários para a instalação estão disponíveis no FTP Público da Vexta, na pasta Programas/IBS.

ftp://suporte.vexta.com.br/Programas/IBS/

  

O IBS PAF deve ser instalado na pasta:

C:\Vexta\IBS PAF WS

 

  1. No diretório do FTP, há o arquivo chamado "IBS PAF WS.zip", esse arquivo deve ser extraído na pasta acima mencionada (Ficar de olho se tem na mesma pasta algum arquivo mais recente). 
  2.  Após instalada a aplicação base, é necessário atualizar o executável e o banco de dados para uma versão mais recente, se existir. Para isso basta verificar no FTP, na pasta versões se há uma versão superior ao da aplicação base. Em seguida extraia na pasta da aplicação na máquina do cliente e execute o script sql utilizando o IBExpert. Para ver o passo a passo, clique aqui.
  3. Configurar o arquivo Controle.ini, colocando o endereço da API do cliente e a chave gerada no erp
  4. Configurar a ECF/SAT/MFE, através do aplicativo Configuracoes.exe, na pasta da aplicação, para saber como fazer isso clique aqui.
  5. Abrir o PAF e na tela de login, utilizar a opção "Atualizar Usuários", em seguida a aplicação irá fechar. Reabra novamente e faça login.
  6. Após o primeiro login será informado que a ECF não está cadastrada, conforme imagem abaixo, e em seguida irá solicitar o código do cliente.
  7. Aperte ok, e em seguida insira o código do cliente que foi fornecido pelo setor financeiro da IBS. Ao confirmar o aplicativo irá ser fechado, reabra e ele deve estar operacional. Caso contrário entre em contato com o suporte da IBS, pois deve ter ocorrido algum problema na liberação da licença.
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